domingo, 24 de maio de 2009

Praia da Pipa

Pipa, eternamente Pipa!

LITORAL SUL

A praia do Centro é um dos mais belos cartões postais de Pipa.

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a atmosfera charmosa da Pipa só é comparada a Angra dos Reis, no Rio de Janeiro; Bombinhas, em Santa Catarina; Arraial d’Ajuda, na Bahia; e Jericoacoara, no Ceará.

A mais badalada praia potiguar é cosmopolita. Um lugar onde se fala todas as línguas do mundo e todos os sotaques brasileiros, como uma Torre de Babel reunindo as mais diversas tribos para festejar os encantos da vida numa magia sem fim.

Toda a costa da Pipa é cercada por imponentes falésias que abrigam a Mata Atlântica. Suas praias de areias alvas é um convite a passeios despretensiosos e o mar azul de águas mornas é sempre freqüentado por golfinhos e tartarugas, que encantam os visitantes.

Distrito de Tibau do Sul

Barcos de pesca a beira mar na Praia da Pipa.

Distrito de Tibau do Sul e distante 85 km de Natal, Pipa consegue conciliar um cenário natural de muitos alumbramentos a uma infra-estrutura cheia de charme e conforto, com pousadas, hotéis, resorts, bares, lojinhas e restaurantes de gastronomia com nível internacional.

Para aqueles que também gostam da noite, as ruas estreitas de Pipa se enche de gente bonita para curtir uma balada alucinante nos barzinhos e boates, com MPB, reggae, forró ou batidas do Techno. Diante da efervescência de Pipa, a revista Viaje Mais elegeu a noite pipense a “mais quente acima do Recife”.

Mais do que vivenciar um dos points da badala nordestina, conhecer Pipa é desfrutar de dias inesquecíveis de lazer e entretenimento ou simplesmente descanso e paz junto à natureza exuberante, sob as bênçãos de São Sebastião, padroeiro e protetor do lugar.

Conhecendo a Praia da Pipa

Somente nos passeios de barco é possível ver cardumes de golfinhos.

Praia do Centro vista de cima do Cruzeiro.

Chapadão - Seguindo em direção ao sul, a primeira atração é o Chapadão, uma grande extensão de terreno plano rochoso, no alto de uma falésia, onde pode ser observadas dezenas de praias desertas com visuais fantásticos. Sem dúvida, o Chapadão é um dos melhores cartões postais da Pipa!

Praia do Amor - Do alto do Chapadão, pode ser percebido o formato de um coração em toda a extensão da baía que forma a Praia do Amor. Pelo seu acesso difícil, a praia já foi o point da pratica de nudismo em Pipa. Por suas ondas fortes e altura considerável, a Praia do Amor é procurada pelos surfistas do mundo inteiro.

Ponta do Madeiro - Com um mar verde-esmeralda, a praia Ponta do Madeiro é habitada por golfinhos que procuram o local para se alimentar. O acesso à praia é feito por uma escada encravada na falésia. Ponta do Madeiro é parada obrigatória para quem chega à Pipa e de onde se tem um dos visuais mais deslumbrantes da região.

Santuário Ecológico - O Santuário Ecológico da Pipa é uma grande área nas falésias da Mata Atlântica, preservada e aberta à visitação. Trilhas encantadas levam aos mirantes da Praia do Madeiro e a Baía dos Golfinhos, onde se tem a visão das falésias que formam as praias da Pipa. O Santuário Ecológico é um templo para incentivar a apreciação, compreensão e proteção da fauna e flora do litoral nordestino. Atualmente, há 3 setores e 16 trilhas abertas ao público, cada uma com diferentes objetivos e atrações.

Um comentário:

Alessandro Vital disse...

Prezado Alex,

Parabéns pelo blog. Sou carioca, resido em São Paulo, mas sempre que posso viajo ao RN, já se foram 4 vezes, e sempre retorno com o firme propósito de mudar-me de vez para as terras potiguares. Mas ainda não chegou a hora.
Muito obrigado por retratar a abençoada atmosfera das belezas naturais e do povo acolhedor do RN em seu blog.
Queria, talvez pretensiosamente, sugerir que você visite Vila Flor, cidade próxima a Barra do Cunhaú (Canguaretama). Este vilarejo guarda dois monumentos que enriquecem ainda mais a história brasileira. O prédio da cadeia é belíssimo !!! Uma passeio num final de tarde, depois de comer alguns camarões em Barra do Cunhaú no restaurante Solimar, vale muito a pena.
Tibau do Sul pra mim, é a mais bela cidade do Brasil.
Eu acho que Pipa, a sua praia mais famosa, deveria ser comparada a Búzios/RJ, e não a Angra, pois em ambas encontramos atmosferas semelhantes em suas ruas centrais, com diversas lojas, restaurantes, boates e artistas de rua.
Mais uma vez parabéns pelo blog.
Abraços,
Alessandro