quarta-feira, 27 de maio de 2009

Tibau do Sul

Entre a lagoa e o mar

LITORAL SUL

Um inesquecível pôr-do-sol na Lagoa Guaraíras.

Imagine um lugar onde a Mata Atlântica se encontra com rios, lagoas e o mar! Distante 80 km da capital potiguar, Tibau do Sul reúne uma diversidade de visuais para impressionar qualquer turista experiente.

O nome de Tibau do Sul foi dado pelos índios Potiguares que habitavam o litoral e significa “entre duas águas”, devido ao fato do pequeno vilarejo estar situado entre a Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico.

Depois de ser desmembrada do município de Goianinha, foi acrescentada a palavra “Sul” ao nome Tibau para diferenciar de outro município potiguar, localizado no extremo norte do Estado, fronteira com o Ceará.

Bem diferente da agitada e cosmopolita praia da Pipa, Tibau do Sul é ideal para procura sossego e tranqüilidade. Alem de ser cercada de belezas naturais, a comunidade conta com excelentes opções de restaurantes, hotéis, pousadas, barzinhos, lojinhas, etc.

A Lagoa Guaraíras

Lagoa Guaraíras.

A Lagoa de Guaraíras entra pelo Oceano Atlântico num abraço mágico, como se a natureza precisasse pedir licença para ser bela. No final do dia, quando os últimos pescadores ainda estão tarrafeando, esse recanto de água doce oferece um pôr-do-sol cinematográfico. Imperdível para os românticos!

No pé de algumas falésias que margeiam Tibau do Sul, a grande extensão de areia alva revela as praias de Cacimbinhas, da Bóia e do Giz. O destaque é a praia Ponta do Pirambu, uma espécie de oásis com coqueiros a beira mar, entre dunas, falésias e a mata nativa.

Praia de Simbaúma

A praia das Minas é usada para desova de tartarugas marinhas.

Um antigo quilombo deu origem ao vilarejo de Simbaúma, uma singela comunidade de pescadores que faz questão de preservar suas tradições e o espírito guerreiro de seu povo. A praia é calma com ondas fracas e água morna, propícia para longos banhos de mar.

Simbaúma mantém um trecho da Mata Atlântica preservada até a foz do Rio Catú, que separa Tibau do Sul do município de Canguaretama, no encontro com o mar. Na beira do rio, os turistas colocam suas espreguiçadeiras e se deleitam ao sol, na união da água doce com a salgada.

Lagoa Guaraíras.

Travessia de carros em balsas pela Lagoa Guaraíras.

Praia de Pirambúzios.

Praia de Simbaúma.

Travessia do rio entre Tibau do Sul e Baía Formosa.

Um comentário:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

Desde mis --- HORAS ROTAS ---

y --- AULA DE PAZ ----

TE SIGO ALEX CHAO POTYGUAR


. comparto tu blog

con un fuerte abrazo y

Saludos cordiales de amistad:




afectuosamente :
ALEX




jose

ramon…