quinta-feira, 1 de outubro de 2009

São Miguel do Gostoso

A praia mais gostosa do litoral potiguar

LITORAL NORTE

A estrada que leva à Gostoso é muito bem sinalizada.

“Aqui se faz Gostoso” anuncia a placa na entrada do pequeno município praieiro de São Miguel do Gostoso, distante 120 km da capital potiguar. Localizado no litoral norte, no chamado “Pólo Costa Branca”, a cidade é ladeada de imensos coqueirais e vários quilômetros de praias mansas e quase virgens.

O certo é que São Miguel do Gostoso está na ponta da língua do turista mais antenado, seja brasileiro ou estrangeiro, que procura por aventuras em lugares intocáveis. A cidade é um dos “points” turísticos do litoral nordestino. Gostoso está localizado na esquina do continente sul-americano, literalmente onde o vento faz a curva.

Apesar do seu nome inusitado, a população chama carinhosamente o local de Gostoso, esquecendo o arcanjo que contribui com o nome. Gostoso é nome para embelezar os estabelecimentos comerciais e ainda dá nome para quem nasce no município: se for homem é “gostoso”, se for mulher é “gostosa”. Pessoas vindas de outros locais que se estabeleceram em Gostoso são chamados de “gostosenses”.

Um dos novos destinos do litoral potiguar, São Miguel do Gostoso já se adaptou ao turismo, mas não perdeu o charme de vila de pescadores. Longe de ter a badalação da praia da Pipa, Gostoso ganha em tranqüilidade e preservação. Por causa dos ventos constantes, o lugar atrai também os amantes do windsurf e kitesurfe.

Quem vai para Gostoso deve se preparar para ficar desconectado do mundo por alguns dias. Não há sinal de celular por ali. Ao contrário de outras paias nordestinas, onde a balada faz parte do cardápio, o perfil de São Miguel do Gostoso é exatamente o de um lugar para quem quer desfrutar de sombra, água de coco e praias desertas para longas caminhadas.

Praias de Gostoso

A cada baía se descobre praias lindíssimas na ponta das Américas.

Além das praias urbanas como Ponta do Santo Cristo, Xepa, Cardeiro e Maceió, São Miguel do Gostoso oferece outras praias belíssimas ao lonmgo do seu litoral. Uma delas é a Praia do Tourinho, formada por dunas fossilizadas há mais de dois mil anos.

No município também está localizada a Praia do Marco. Ela tem este nome porque foi ali que, um ano após o descobrimento do Brasil, os portugueses chantaram o primeiro marco colonizador nas terras brasileiras, durante a expedição do navegador Gaspar de Lemos, em 1501.

Formada por dunas enormes, a praia do Marco também é conhecida como Dunas do Vespúcio (uma homenagem a Américo Vespúcio, que integrava a expedição de Lemos). Apesar da importância histórica desse marco colonial, o fato é conhecido apenas por estudiosos e historiadores.

O poético Ministro da Cachaça

Edson Nobre recebe os visitantes com uma chachaça de primeira na Urca do Tubarão.

Em meio a barris de cachaça e ao som de discos de vinis antigos, ele recebe seus visitantes recitando versos do poeta paraibano Augusto dos Anjos. O lugar se chama “Urca do Tubarão", um misto de barzinho, restaurante, museu e discoteca ao ar livre - criado pelas mãos do simpático Edson Nobre.

O lugar é decorado com várias vitrolas e toca-discos que funcionam muito bem, além de rádios antigos, telefones, máquinas de escrever, uma cadeira de dentista do século passado, uma velha caixa registradora que também funciona e marca o troco em cruzeiros.

Entre os lançamentos de vinil, o visitante pode escolher de Pink Floyd a Altemar Dutra, de Frank Sinatra a Tonico e Tinoco, de Roberto Carlos a Trini Lopez, de Guilherme Arantes a Elomar. Clássicos e modernos, há música para todos os gostos e ocasiões.

A Urca do Tubarão vive cheia de turistas brasileiros e gringos que descobriram o paraíso de Gostoso. Edson não é nobre só no nome. Gosta de contar histórias dos que visitam seu espaço. Na região de Gostoso, ele também é o Ministro da Cachaça da região e vendo uma deliciosa aguardente artesanal, genuinamente gostosa. Vale a visita a Urca do Tubarão.

Praias especiais para descansos.
-
Vagas na praia é sinal de que o sertão encontra o mar em São Miguel do Gostoso.
-
Passeios de bugguy pelo litoral é uma excelente opção de lazer.
-
A Lagoa Salgada é uma das dezenas de lagoas em torno de Gostoso
-
Pousadas e hotéis a beira-mar garante a tranquilidade ao visitante.
-
O mar de Gostoso convia para banhos refrescantes e demorados.
-
Algumas dunas na beira do mar compõe o visual de Gostoso.

3 comentários:

Sueli Maia (Mai) disse...

Obrigada por vltar a postar.
A fotografia das tres vacas na 'beira' da praia é uma imagem rara.
Acho que somente no nordeste encontraríamos esta mescla do agreste com o mar. Tua lente e teus olhos conseguiram flagrar e expores para todos.

Muito bom.
Isto é pura liberdade. Convívio harmônico da natureza.

Anônimo disse...

Conheci São Miguel há pouco tempo. Mas voltarei lá com certeza tenho lindas fotos também desse meu passeio. Lindas fotos as suas parabéns!!!!!!!!!!!!!!!

Nilberto Galvão disse...

Quero parabenizá-lo pelas lindas fotos desse paraíso gostoso. E também pela descoberta desse fenomenal cachacheiro. Meu grande amigo Edson Nobre.

Parabéns e Sucesso!
Nilberto Galvão