sábado, 2 de maio de 2009

Areia Branca

Onde o Sertão Encontra o Mar

REGIÃO LITORAL

Porto de Areia Branca, o cartão postal mais famoso da cidade.

Da pequena vila e seu arruado de casas coladas até o cais do porto, ás margens do Rio Mossoró, a cidade de Areia Branca se espalha por toda parte até o mar. Distante 340 km de Natal, o município tem uma infinidade de belas e diferentes paisagens marinhas, com seus 42 quilômetros de extensão praieira.

Areia Branca é mais conhecida pela sua economia voltada para a extração e industrialização do sal e pelo seu Porto-ilha, por onde passa toda a produção salineira nacional, para consumo interno e exportação. Assim como virou sinônimo de “cidade do sal”, Areia Branca tem potencial para ser transformada em grande pólo do turismo.

É no encontro do rio e mar, que está à praia de Upanema, a preferida e a mais freqüentada pela população da cidade, pelas variedades de opções que oferece, com banhos em piscinas de águas salgadas ou em mar aberto, com fortes e grandes ondas, ideais para a prática de surf e do kite-surf.

As praias de Areia Branca

A praia de São Cirstovão é um dos únicos lugares do mundo onde o sertão encontra o mar.

A pequena vila de pescadores da praia de Ponta do Mel está distante cerca de 30 km da sede do município de Areia Branca. É exatamente nesse ponto da costa potiguar que o sertão encontra com o mar, criando um cenário exótico, com enormes falésias de terras avermelhadas unidas a vegetação e animais típicos da caatinga sertaneja.

Nas décadas de 70 e 80, Mel (como é chamada poeticamente pelos nativos) foi roteiro alternativo para hippies e mochileiros que viram o paraíso nesse cenário de rio, mar, dunas, salinas e uma vegetação de caatinga. Apesar de ainda ser uma vila de pescadores, Mel dispõe de toda a infra-estrutura para o turismo com rodovia asfaltada, hotéis e restaurantes.

Ao lado de Ponta do Mel, a beleza exuberante da praia de Cristovão não é para ser descrita, é para ser apreciada lentamente. Do alto da grande falésia, o visitante pode se deslumbrar com a imensidão de areias alvas em contraste com a maré que invade a praia, deixando os pequenos barcos encalhados na areia.

Com toda a certeza, a praia de São Cristovão, (ou simplesmente Cristovão) é uma das mais belas paisagens do litoral potiguar. A praia e sua pequena vila de pescadores é pouco visitada e não há hotéis ou pousadas. Porém, tem tudo para se transformar numa grande atração turística do litoral da Costa Branca.

Além das praias de Cristovão, Ponta do Mel e Upanema, Areia branca ainda oferece as belezas desconhecidas de praias como Pernambuquinho, Morro Pintado e Redonda. E quando fevereiro chega, os trios elétricos invadem as ruas para celebrar o carnaval e o final do verão.

Pôr-do-sol no cais do porto de Areia Branca.

Barcos na praia de Ponta do Mel.

Dunas na praia de Cristovão.

Praia de São Cristovão.

Praia de Upanema.

Praia de Upanema.

Praia de Cristovão.

Praia de Morro Pintado.

3 comentários:

Moacy Cirne disse...

Oi,
uma de suas fotos de Cristóvão foi parar no Balaio.

Abraços.

BAR DO BARDO disse...

Tudo muito liiinnnnndo!

Anônimo disse...

minha linda terra!